O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, divulgou há alguns dias os resultados da 2a edição da pesquisa Monitoramento da publicidade de produtos e serviços destinada a crianças, referente ao Natal 2011. Realizado entre 10 e 24 de dezembro, o estudo indica o aumento do número de inserções comerciais nos canais infantis. Veja abaixo alguns dados apontados pela pesquisa. E mais abaixo um infográfico comparando a pesquisa realizada para o Natal e a anterior, para o Dia das Crianças.
- as campanhas voltadas para as crianças ocuparam quase metade (46%) do espaço publicitário dos canais monitorados;
- o produto mais anunciado foi brinquedo, correspondendo a 37% de todas as inserções comerciais nos 15 canais monitorados;
- a Hasbro, que fabrica produtos como Nerf, Baby Alive, My Little Poney e Transformers 3 foi responsável por 6.560 inserções comerciais no período;
- a Mattel foi responsável por 3.730 inserções comerciais;
- o Cartoon Network foi o que abriu espaço para publicidade – 26% das inserções no período pré-Natal foram dirigidas ao público infantil. Nickelodeon, com 19%, ficou em 2o lugar e Discovery Kids, com 18%, na 3a posição;
- entre os canais abertos, a Rede Globo liderou o ranking, com 38% dos comerciais dirigidos a crianças;
O Projeto Criança e Consumo chama atenção para o fato de que “Cartoon Network e Discovery Kids ultrapassarem, no período monitorado pela pesquisa – das 6h às 21h – o limite de publicidade comercial permitida pela Lei 12.485. Aprovada no ano passado, a lei estabelece que a veiculação comercial nos canais por assinatura pode ocupar no máximo 25% da programação diária.
A pesquisa foi realizada pelo Observatório de Mídia Regional da Universidade Federal do Espírito Santo, em parceria com o Instituto Alana. Foram analisados 15 canais durante 15 dias. O monitoramento acontece quatro vezes ao ano, sempre próximo a datas comemorativas relevantes para o comércio nacional.
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