Casais adolescentes compartilham suas senhas como “prova de amor”

19/01/2012
By
EmailShare

Adolescentes apaixonados trocam provas de amor. Isso não é novidade. O novo formato dessas “provas de amor”, no entanto, vem da vida digital: adolescentes apaixondados compartilham suas senhas de email ou Facebook. A idéia é mesmo dar ao outro acesso amplo e irrestrito à sua vida. O New York Times, que fez matéria sobre o assunto, ouviu de uma entrevistada a seguinte declaração: “Eu não tenho nada a esconder dele e ele não tem nada a esconder de mim”.

Essa confiança mútua envolve risco e é condenada pelos adultos. Talvez por isso, seja sedutora aos olhos dos teens. Rosalind Wiseman, que estuda adolescentes e tecnologia, compara o compartilhamento de senha ao sexo. Na visão dela, o comportamento envolve proibição (por parte dos adultos), vulnerabilidade e pressão para que seja feito. Ou seja, da mesma maneira como adolescentes, especialmente as garotas, são pressionados a fazer sexo com seus namorados, estão se sentindo pressionadas a compartilhar sua intimidade digital.

Acrescentando mais peso a essa avaliação, uma pesquisa do Pew Internet and American Life Project indica que 30% dos adolescentes americanos (12 a 17 anos) compartilham suas senhas com amigos ou namorados. As meninas, no entanto, sofrem o dobro de pressão para que façam isso.

O riscos desse compartilhamento de senhas são previsíveis. O acesso ao conteúdo dos emails ou do perfil do outro pode levar a crises no relacionamento. O fim do namoro pode ser acompanhado de vingança por uma das partes, como a exposição de fotos ou de segredos pessoais. Ou ainda, há casos em que, ao terminar o namoro, um troca a senha do outro e deixa o ex (ou a ex) sem acesso aos emails ou ao Facebook.

EmailShare

Tags: , , , , ,

2 Responses to Casais adolescentes compartilham suas senhas como “prova de amor”

  1. Claudia on 19/01/2012 at 10:01

    Quando entrevistei crianças de 10 a 13 anos para o lançamento do “Guia para o Uso Responsável da Internet” isso já tinha ficado claro. É um problema grande, porque grande parte das meninas dessa idade vive num mundo onde o romance, o homem ideal e a certeza de casamento são – espantosamente – o centro da vida delas. E, aí, vai dizer à ela para não compartilhar a senha com o namorado. Soa como um acinte, um disparate. Nessa entrevista, as meninas tb diziam que tinham 3, 4 perfins no FB e Twitter. Os motivos iam desde coisas como vingança do ex até simples esquecimento da senha. Selvagem mundo novo…

  2. Cintia Cavalcanti on 30/01/2012 at 14:30

    Como atuantes e interessadíssimos nesse público, devemos procurar entendê-los e poupá-los de críticas q serão recebidas com olhos neutralizadores…

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Airbnb

Assine por email


Airbnb