'Criança, A Alma do Negócio' – veja o trailer

26/11/2008
By
EmailShare
Crianças, consumismo, publicidade dirigida ao público infantil, a pressão da mídia sobre as meninas – tudo isso está no documentário ‘Criança, A Alma do Negócio’, de Estela Renner e Marcos Nisti. O trailer que está no YouTube mostra depoimentos das crianças, dos pais e de especialistas. Alguns trechos sao impactantes – a rapidez com que os garotos reconhecem logomarcas de fabricantes de celular ou operadoras de telefonia. A menina que nao sabe o que é um pimentão, mas conhece o pacote de salgadinhos… Obrigada à Thais Rensi e ao Marcio Machado, que mandaram o link. Veja o trailer clicando na imagem abaixo.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=rW-ii0Qh9JQ&hl=en&fs=1&border=1]

EmailShare

Tags: , , , ,

5 Responses to 'Criança, A Alma do Negócio' – veja o trailer

  1. Arnaldo Rabelo on 27/11/2008 at 19:56

    Este documentário é extremamente tendencioso. Fica claro que ele defende um ponto de vista específico.Culpar a publicidade pelo consumismo de certas crianças, pela obesidade ou pela violência é uma simplificação grosseira da realidade. Cabe aos pais educar os filhos impondo limites à satisfação de seus desejos, os quais existirão independentemente da publicidade. Em países como Inglaterra, Portugal e Canadá a educação para o consumo é dada nas escolas. A publicidade não cria necessidades. Estas são latentes, internas. A publicidade só consegue estimular a compra de um produto ao mostrar uma boa solução para uma necessidade, seja objetiva ou subjetiva.O consumo infantil inclui a participação dos pais. Embora a criança tenha muita autonomia (a partir de certa idade), não se pode ignorar a participação dos pais no processo de compra.Os consumidores – incluindo crianças e adolescentes – já têm muito poder para se defender, seja através de normas e regulamentações, seja através da facilidade para denunciar abusos.Para finalizar, comparar a população infantil da Suécia (país com 9 milhões de habitantes e taxa de fecundidade mínima) à população infantil brasileira (com mais de 50 milhões de crianças) é piada.As empresas devem ser estimuladas a oferecer produtos que beneficiem as crianças e a educá-las para que tenham hábitos saudáveis. Se os pais (e as escolas) não estão assumindo a sua responsabilidade de educar corretamente as crianças, não cabe punir as indústrias que oferecem soluções a elas. Em uma sociedade capitalista, sempre haverá produtos para todos os públicos, incluindo as crianças.

  2. Classe "F" on 28/11/2008 at 10:53

    Esse Doc. é de grande importância e ja deveria ter aparecido a muito tempo, porque não é de hoje que as crianças são bombardeadas diariamente com a necessidade de consumo. É triste vê-las “crescendo para o consumo” e não crescendo para a vida, para ela mesma, deixando de estar com seus amigos e brincar, ter contato com outras crianças e descobrir as diferenças… Me deixou triste e preocupado esse trailer, e como futuro publicitário eu reconheço com profunda tristeza que a mídia tem como seus principais alvos as crianças.

  3. Ricardo Almeida on 27/07/2009 at 4:17

    Em que mundo Arnaldo Rabelo vive? Arnaldo lei um pouco mais, busque melhor as definições, encontre um senso critico (critica = busca da verdade) as contradições de suas palavras demonstram infelizmente a falta de compreensão que a maioria da sociedade pós-moderna tem do seu entorno! Realmente assim fica fácil!!! “simplificação grosseira da realidade” ??? A realidade já é grotesca me caro! Certo está Fredric Jameson quando afirma “A imagem é mercadoria atual e é por isso que é inútil esperar dela uma negação da lógica da produção de mercadorias; é por isso, finalmente, que toda beleza é meretriz”.

  4. [...] Amanhã, domingo, na TV Senado, a atração das 07:00 (com reprise às 15:30) é o documentário Criança, a Alma do Negócio, sobre o impacto da publicidade comercial no comportamento infantil. Assinado por Estela Renner e [...]

  5. simara on 05/03/2013 at 17:01

    Oi Eliza, tudo bem?
    Parabéns por todas as matérias aqui encontradas que muito tem contribuído para o meu projeto de conclusão de curso, especialmente relacionado com os Tweens, no caso do projeto é voltado para as meninas desta faixa etária que tem suas medidas de corpo acima da tabela de medida do mercado de moda (confecção).
    Com isso desenvolverei uma coleção moda praia, apresentando modelagem e estética compatível a seus corpos e idades, uma vez que pelas pesquisas realizadas, ficou claro que a maioria tem que comprar P de adulto, o causa desconforto pela forma (modelagem) e próprio modelo.
    Gostaria de saber se você tem alguma matéria de pudesse contribuir a mais sobre este tema.

    desde agradeço sua atenção,

    Simara

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Airbnb

Assine por email


Airbnb